15 DICAS PARA DORMIR BEM NA GRAVIDEZ


A gravidez é um momento mágico na vida de uma mulher. Porém, tem suas dificuldades. Dormir bem na gravidez costuma ser uma dessas dificuldades. Veja abaixo, algumas dicas de como melhorar suas noites e adormecer com mais facilidade.

Dormir bem na gravidez é difícil. Principalmente, durante o primeiro e o terceiro trimestre. Aliás para mim o final da gravidez realmente foi difícil. Me sentia empapuçada, por assim dizer, o tempo todo. No fim, tinha certeza que gravidez não eram nove meses e sim, oito meses e uma eternidade….

Os motivos mais comuns para as dificuldades para dormir durante a gravidez são:

  • Falta de ar

  • Azia

  • Dor nas costas

  • Insônia

  • Aumento do abdômen

1.Use travesseiros extras e apropriados
Resolvi começar por essa dica, já que foi ela que fez toda a diferença na minha gravidez. Comprei um travesseiro de corpo ou body pillow. Ele tem o comprimento de uns 2 ou 3 travesseiros. Foi a minha salvação, a barriga encaixava e a única forma que eu achei de dormir bem na gravidez.

Vale a pena também, colocar travesseiros para fazer um suporte para a barriga ou para a lombar. Pode demorar um tempo adicional para você se ajeitar na cama. Mas a noite, com certeza, será melhor.

2.Beba muitos líquidos, mas pare cedo

Durante a gravidez é importante que as futuras mamães mantenham-se hidratadas. O que nessa fase atrapalha já que quanto mais água bebemos mais vamos ao banheiro. Aliás, a freqüência comeu ia no banheiro foi uma das coisas que mais me incomodou na gravidez. O truque aqui e deixar de ingerir líquidos no pelo menos duas horas antes de ir se deitar. Você ainda irá levantar durante a noite para ir ao banheiro. Porém, você levantará menos e poderá dormir bem na gravidez.

3.Faça exercícios

A hidroginástica é o melhor exercício para as gravidinhas. Só de entrar na água a circulação já melhora. Por isso, é importante que você se exercite para dormir bem na gravidez. O exercício faz com que você relaxe a noite, diminui a ansiedade e ajuda a diminuir as câimbras nas pernas. Só procure não se exercitar perto da hora de dormir, pois os exercícios liberam endorfinas que podem atrapalhar seu sono.

4.Procure lidar com o nervoso e a ansiedade

Como acabei de dizer acima, os exercícios são uma forma de lidar com a ansiedade. Uma outra forma de lidar com o nervoso e com todas as sensações dessa fase da vida é meditar. A meditação fará que você se conheça mais, que você se torne uma pessoa melhor, vai diminuir sua ansiedade e fará você dormir bem na gravidez.

Mais uma opção é conversar. “Alugue” a orelha de uma amiga, do seu companheiro ou vá a um psicólogo. O importante é falar sobre sua gravidez, sobre essa sua fase de vida, suas dúvidas, inseguranças, incertezas e expectativas. Fale até cansar e acalmar.

É infalível.

5.Rotina

A rotina é uma das coisas que mais gosto de falar em relação a maternidade. Mas a verdade é que a rotina também pode ajudar você a dormir bem na gravidez. Da mesma forma que o relógio biológico da criança acostuma a comer e a dormir em um certo horário, o seu também se acostuma. Use isso a seu favor. Aproveite durante a gravidez para manter seus horários e acostumar seu corpo a dormir bem na gravidez.

6.Sonecas

Esse é um assunto muito popular na maternidade, mas que também se aplica a gravidez. Quando grávida, eu vivia cansada, mas adormecer era difícil. Um dos erros que eu cometi era o de fazer sonecas muito longas. As sonecas durante a gravidez precisam ser curtas para não prejudicar o sono durante a noite. Não cometam o mesmo erro que eu. De 30 a 60 minutos de soneca é mais que o suficiente.

7.Gelo

Veja essa dica é muito pessoal. Eu me sentia pesada e com o estômago desconfortável durante a gravidez. Para resolver, eu comia gelo. Isso me ajudou tanto que resolvi deixar essa dica aqui. Ajuda a manter o frescor do corpo, a melhorar muito o estômago e me ajudava a dormir bem na gravidez.

Claro, que se você estiver gripada, tiver sensibilidade nos dentes ou não gostar, não repita ou nem tente. Para as outras futuras mamães, que não tenham essas restrições, eu digo que funciona. Então, tentem. Quem sabe ajuda vocês também. Só não esqueçam de me contar aqui se deu resultado, ok ?

8.Refeições pequenas

Eu principalmente no fim da minha gravidez já me sentia empapuçada sempre. Portanto, comer muito durante a gravidez era bem difícil e quando o fazia me sentia pior ainda. A dica aqui é quebrar suas refeições normais em duas. Ou seja, coma mais vezes, porém menos comida e faça opções mais leves.Um bom exemplo é trocar o prato de comida por uma sopa nutritiva ou até uma salada com frango desfiado. Deixe a sobremesa para depois.

Com essas atitudes, o sentimento de “cheia” melhora e você previne a azia e a gastrite. A ideia é fugir de refeições grandes e pesadas durante a gravidez inteira, mas principalmente antes de dormir, o que ajuda a dormir bem na gravidez.

#Fica a Dica:Coma biscoitos de água e sal antes de dormir ou se você acordar no meio da noite. Não muitos… Mas o suficiente para cobrir o estômago e impedir que você fique muito tempo de estômago vazio. Isso ajuda a evitar o enjôo matinal, algo muito comum na gravidez.
9.Ligue o ar condicionado

Durante a gravidez é normal sentir mais calor. Por isso, colocaque a temperatura do ar condicionado um pouco mais baixa do que o normal. Assim, o quarto ficará mais agradável para você, o que aumentará as chance de você dormir bem na gravidez.

Maridos podem usar casacos se necessário…